Resultado

Após judicialização, Furg divulga aprovados em vagas para transgêneros

Em seu primeiro processo seletivo para transgêneros, universidade teve processo questionado judicialmente

Foto: Divulgação - Confira a lista de aprovados no processo seletivo

A Universidade Federal de Rio Grande (Furg) divulgou nesta segunda-feira (6), após judicialização, a lista de aprovados para o processo seletivo para pessoas transgêneros. Na semana passada, a 2ª Vara Federal de Rio Grande havia concedido liminar que suspendia a resolução do Conselho Universitário (Consun) que criava o edital. A instituição recorreu da decisão por intermédio da Advocacia Geral da União (AGU) e o Tribunal Regional da 4ª. Região (TRF4) reformou a decisão e suspendeu a liminar.

De acordo com o vice-reitor, Renato Duro Dias, o recebimento da ação e concessão da liminar causou estranheza à gestão, uma vez que está pacificado entendimento da Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão/Ministério Público Federal, exposto na Nota Técnica n. 06/2017 (MPF, 2017) e em várias decisões do Supremo Tribunal Federal (STF), a constitucionalidade de Ações Afirmativas para a inclusão de pessoas travestis e transexuais nas universidades públicas. "Aliás, essa compreensão está solidamente embasada na autonomia didático-pedagógica, administrativa e de gestão financeira de que goza a universidade, comumente chamado de Princípio da Autonomia Universitária, por força do disposto no art. 207 na Constituição Federal", explicou o professor.

Sobre o processo

Em outubro de 2022 a Furg tornou pública a abertura das inscrições para o Processo Seletivo Específico para Ingresso de Estudantes Transgêneros por meio de edital, oferecendo dez vagas em cursos de graduação presenciais. Segundo a universidade, a ação foi amplamente debatida com a comunidade acadêmica e entidades representativas, sendo originada, primeiramente, da ampliação do Programa de Ações Afirmativas (Proaaf) , aprovado por unanimidade pelo Conselho Universitário (Consun). Na sequência também foi aprovado o edital específico, igualmente por unanimidade, pelo Conselho de Ensino, Pesquisa, Extensão e Administração (Coepea) da instituição.

De acordo com a professora Simone Freire, titular da Coordenação de Ações Afirmativas, Inclusão e Diversidades (Caid), na ocasião de divulgação do processo seletivo: "a abertura de um edital para processo específico voltado a travestis e transexuais na Furg é a concretização de um compromisso com o fortalecimento da universidade como um espaço plural e diverso. Mais do que isso, a universidade procura, a partir dessa ação, materializar a igualdade, constitucionalmente assumida como um pacto por toda a sociedade". A ação faz parte de um programa de que engloba também outros grupos socialmente desfavorecidos e historicamente excluídos como indígenas e quilombolas, por exemplo, cada um com um processo seletivo específico, ofertando vagas a partir do diálogo pré-concebido junto às entidades representativas.

Confira os aprovados

Curso: Administração - Sheron Helena Soares Teixeira
Curso: Artes Visuais - Bacharelado - Levi Figueiró Faria
Curso: Artes Visuais - Licenciatura - Éden Cieglinsky Cardoso
Curso: Ciências Biológicas - Bacharelado - Wanessa Fagundes Nogueira
Curso: Direito - Noturno - Gabrielle Oliveira Lima da Costa
Curso: Educação Física - Caroline de Oliveira Barros
Curso: Enfermagem - Natasha Mirapalheta Cardoso
Curso: Medicina - Gabriela Czadotz Martins
Curso: Psicologia - Louie da Silva Duarte

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Brechó Solidário do HE está aberto até quinta-feira Anterior

Brechó Solidário do HE está aberto até quinta-feira

Pelotas não se credencia para programa federal de redução de filas para cirurgias Próximo

Pelotas não se credencia para programa federal de redução de filas para cirurgias

Deixe seu comentário